Fui para a escola no dia 7 de Outubro de 1965, com 7 anos. A escola era e continua sendo um edifício com R/chão e 1º andar, ou seja com 4 salas de aulas, frequentada só com raparigas. Jogávamos às escondidas, saltávamos à corda e também jogávamos à malha.
A professora D. Gertrudes já era um bocadinho idosa, tinha muito pouca paciência para as alunas com um bocadinho de dificuldade em aprender a tabuada e a conjugar os verbos, por isso recorria muito frequentemente às réguadas e aos puxões de orelhas.
As minhas amigas eram muito amigas da brincadeira e de pregarem algumas partidas, tanto nas aulas como no recreio. Eram castigadas e eu também, porque ria muito. Eram a Berta, a Leonor, a Albertina, a Germana, a Maria José e a Maria Emília. Actualmente só tenho contacto com a Leonor e a Maria José, a Germana mora em Nova-Iorque, mas trocamos postais no Natal e encontramo-nos quando ela vem passar férias, a Maria Emília, a Berta nunca mais soube nada delas. A Albertina continua a morar em Alcochete, mas simplesmente parece que esqueceu tudo.
Rosalina, B3 continuação ( imagem retirada de um blogue sobre jogos tradicionais)
Sem comentários:
Enviar um comentário